quarta-feira, 5 de março de 2008

divisão de esfera para auxiliar construção de cabeça de personagem

A aluna Tainá Rodrigues sentiu dificuldades em fazer a divisao correta da esfera e gostaria de saber se tem algum macete.
Bem, Tainá, no começo é difícil mesmo, até você treinar o olho para como as linhas acompanham a curvatura. O exercício de desenhar essas linhas em uma esfera real, como uma bola de isopor, uma bola de ping pong, ou algo parecido ajuda a treinar o cérebro a entender como se comportam as linhas conforme você muda o ângulo da esfera e desenha no papel.
Mas para ajudá-la, criei um videozinho com uma dica diferente:


Então, experimente fazer assim, quando estiver fazendo a linha divisória, imagine ela passando por trás da cabeça e se encontrando até fechar a linha em uma circunferência completa, em perspectiva. Faça o mesmo para as demais linhas.

Se ficou difícil de entender, assista o filminho e veja a linha divisória em vermelho continuando por trás da cabeça, facilitando assim o entendimento da divisão e assim por diante.

Fiz também um exemplo de como se deve usar a largura e altura do olho criado para fazer o outro olho seguindo os padrões do primeiro, assim ficando os dois com o mesmo tamanho.

Depois nos diga se esse vídeo e essa explicação ajudaram.
E lembre-se de treinar todo dia os exercícios de firmeza de traço, se não tiver tempo para as linhas, faça pelo menos as bolas no papel, à mão livre.

Nenhum comentário: